segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

35ª Mostra Internacional de Cinema tem filmes sobre transexuais; cineasta gay é homenageado

Durante a coletiva de imprensa, realizada no último dia 8 de outubro, a diretora da "35ª Mostra de Cinema de São Paulo", Renata de Almeida, ex-esposa de Leon Cackoff, fundador da Mostra que faleceu vítima de câncer na sexta-feira (14), disse que esse ano o evento seria mais enxuto e focaria nas obras inéditas.


Ao todo serão exibidos 250 filmes entre nacionais e internacionais, que irão ocupar 2 salas de cinema na capital paulista a partir de hoje. Dentro desse montante de filmes, o site A Capa destaca aqueles que estão mais próximos da cultura LGBT.


O primeiro documentário, intitulado "Cuba Livre", trata da vida da atriz transexual Phedra de Córdoba, que volta à sua terra natal depois de 53 anos sem pisar em seu país. O mote do filme é o decreto criado por Mariela Castro, filha do atual presidente de Cuba, Raul Castro, que tenta diminuir as discriminações por identidade de gênero e orientação sexual. O filme tem direção de Evaldo Mocarzel.


Outra produção, também brasileira, se chama "Olhe para mim de novo", dos experientes diretores Claudia Priscilla e Kiko Goifman. O filme acompanha Silvio Lucio, um homem transexual, que trava conversas com outras pessoas que também são LGBT e realizam um debate sobre discriminação de gênero pelo sertão nordestino.






Sem comentários:

Enviar um comentário